Existem três hipóteses de trajecto, do Curral dos Romeiros à nascente da levada do Bom Sucesso:
- O primeiro, mais curto, é feito através duma vereda que desce entre “poios” cultivados. Começando no Largo das Babosa, temos que descer a velha vereda que liga o Curral dos Romeiros ao Monte e, daí, são cerca de 500m até à levada do Bom Sucesso. Junto aos reservatórios que guardavam a água de rega existe um miradouro, natural, donde se avista a ribeira de João Gomes. Da origem da levada do Bom Sucesso à capela do Curral dos Romeiros percorre-se aproximadamente 2,5 Km.
- O segundo percurso é feito, inicialmente, no velho caminho pedonal que liga o Curral dos Romeiros ao Largo das Babosas. Após cerca de 1Km e, antes da ponte sobre a Ribeira João Gomes, surge á esquerda, uma vereda com piso em terra que desce até a nascente da levada do Bom Sucesso.
- O terceiro é o passeio mais longo e o que exige mais cuidado, especialmente na primeira parte, entre o Curral dos Romeiros e o Túnel do Pisa. São quase 2Km ao longo da levada dos Tornos, contornando o vale da ribeira de João Gomes. Este troço, da levada, possui uma vereda paralela com 0,8 cm a 1 m de largura, mas, em alguns segmentos, corre sobre abismos e não tem varandins.
Não é aconselhável para quem tem vertigens e, mesmo para os caminheiros experimentados, recomenda-se atenção redobrada.
Para os mais sequiosos por aventura, ainda sobra uma alternativa: - Atingir o leito da Ribeira de João Gomes A levada do Bom Sucesso foi recuperada em 1999, pela Câmara Municipal do Funchal, com o objectivo de a transformar num caminho de descoberta da natureza e da paisagem edificada pelo o homem.
Ao longo da levada são muitos os pontos donde se avista o porto, a baía e o anfiteatro do Funchal, assim como, em primeiro plano, a moderna ponte sobre a Ribeira de João Gomes.
Sem comentários:
Enviar um comentário