quarta-feira, 15 de abril de 2009

PREPARAÇÃO DE MATERIAL PARA ENTREGAR NA CÁRITAS

Ontem, a JSD/Monte, juntou-se para preparar material a entregar na Cáritas, na próxima 6ª feira, dia 17 de Abril.


Este material consiste em roupas, quer de bébé, crianças e adulto, assim como sapatos, roupas de quarto (cobertores, colchas, edredons, cortinas, tapetes) e ainda alguns brinquedos.


Já foram entregues algum deste material a 3 famílias necessitadas da nossa freguesia, o restante então será entregue na próxima 6ª feira, na Cáritas Diocesana do Funchal.

"A Cáritas Portuguesa é uma instituição oficial da Conferência Episcopal, para a promoção e dinamização da acção social da Igreja.

Visa a assistência, a promoção, o desenvolvimento e a transformação social.

Luta por uma sociedade mais justa, com a participação dos que são atingidos por qualquer forma de pobreza, exclusão social ou emergência, sem olhar a crenças, culturas, etnias ou origem.

A Cáritas, rege-se por estatutos próprios, tem personalidade jurídica, civil e canónica.
Integra a Plataforma Portuguesa das ONGDs.

Compete à Cáritas Portuguesa a representação nacional e internacional da Cáritas em Portugal.

Vincula-se aos princípios da universalidade e da radicalidade em favor dos mais pobres, o que implica: a animação social, a comunhão cristã de bens e a formação. Promove a animação da pastoral social, estimulando a existência de grupos de acção social nas paróquias.

A Cáritas pretende: informar, denunciar e sensibilizar a sociedade, propondo medidas de solução para problemas sociais graves, através de:
- Assistência e apoio nas emergências
- Promoção da autonomia de cada homem e mulher
- Processos de desenvolvimento local
- Intervenção junto dos centros de decisão política
- Formação de agentes de voluntariado
- Empenho na conservação do meio ambiente sustentável.

A Cáritas fundamenta a sua actuação no respeito pela dignidade de cada pessoa, no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja.

Faz parte de um movimento global, a Caritas Internationalis."


"• A Cáritas Diocesana do Funchal é um serviço e organismo oficial da Diocese do Funchal, na área da acção sócio-caritativa e, como tal, tem por objectivo a promoção e exercício da acção social.
• Goza de personalidade jurídica no foro eclesiástico e também no foro civil, sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social - Instituição de Utilidade Pública.
• Esta Instituição tem por missão exercer a caridade cristã, não de forma individual mas de forma organizada, apoiando aqueles que mais precisam - os "pequeninos" do Reino de Deus."

Sem comentários: